Artigo de Guto Covizzi, diretor da ABF Interior São Paulo e diretor de expansão da Covizzi Franchising, publicado no jornal Diário da Região, dia 10 de janeiro de 2025, página 10.
O empresário que opta por franquear seu negócio tem pela frente um caminho que instiga seu espírito empreendedor. O franchising dá oportunidade para que novos empreendedores invistam em um negócio próprio (segundo maior sonho do brasileiro, segundo o IBGE), porém com mais chances de sucesso por partir de um modelo testado e validado, que se baseia notadamente pela transferência constante de know-how. E tudo isso em um mercado que conta com uma Associação forte e ativa como a ABF, que proporciona suporte jurídico e capacitação, além de promover cursos, pesquisas, eventos e ambiente de networking, essencial para a troca de experiências e soluções de problemas.
Para 2025, a ABF adotou a estratégia de expandir ainda mais a sua atuação em todo o Brasil, reforçando sua presença também na região Sudeste; região dá origem a uma parcela importante do crescimento do franchising. A Associação ampliou a abrangência de algumas diretorias regionais, criou uma e constituiu novas coordenadorias regionais o que acabou promovendo novas lideranças da região de São José do Rio Preto.
A Regional do Interior de São Paulo permanece sob nosso comando e passaremos a ter a importante contribuição de André Gabriel (MoveEdu), que passa a ser coordenador da Regional. Já Felipe Buranello (Maria Brasileira), nosso ex-coordenador, assume a diretoria de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos da ABF.
Alinhado e animado, o time da ABF segue firme na aplicação do planejamento estratégico que nos orienta até 2027, focado nos pilares de advocacy, defesa e proteção do franchising; educação e disseminação da informação; inteligência e produção de conhecimento e crescimento, e expansão com atuação capilarizada.
Um dos propósitos será sensibilizar os franqueadores, em especial do interior de São Paulo e ainda mais aqueles da região de Rio Preto. Importante que cada um tenha consciência da importância de seu papel enquanto gerador de riquezas não apenas na economia regional, mas também em todo o mercado nacional e que, crescer com o suporte de uma associação, é muito mais seguro para a sobrevivência do seu negócio.
O trabalho de cada um reflete-se no tamanho do franchising brasileiro que responde por mais de 2% do PIB, emprega diretamente cerca de 1,7 milhão de pessoas, registrou um faturamento anual superior a R$ 240 bilhões em 2023, tem mais de 195 mil operações e tem com cerca de 3,3 mil marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil.
A ABF dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias nacional por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do mercado.
Dentro dessas diretrizes, o universo do franchising contempla uma sólida rede de apoio aos franqueadores brasileiros abraçando empreendedores de todos os perfis e oferecendo um caminho mais acessível e estruturado para o sucesso de seus negócios.
Seguir nessa trilha é elevar nosso propósito de incentivar e praticar um franchising ético preparado para as eventuais adversidades que apareçam em 2025 e alerta para aproveitar as oportunidades que certamente surgirão ao longo deste ano.